quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

O preço da incompetência absurda!

Dona Terezinha, mãe de um grande amigo meu, o Alysson da dupla Allan e Alysson, passou mal em casa, com fortes dores de cabeça, vômitos e pressão arterial muito alta.
Só de ouvir o relato do Alysson até aqui, eu, do alto da minha ignorância, pensei logo em algo grave, tipo um infarto, ou AVC (pela dor de cabeça).
Pois bem, levaram-na para a UPA Norte.
Uma médica, ao que tudo indica, recém formada, não deu um diagnóstico claro e receitou dipirona, plasil e mais algum medicamento que não me lembro, e disse ao Alysson que levasse sua mãe pra casa, porque ela deveria fazer um repouso.
Alysson questionou:
"_Doutora, mas não há necessidade de um exame mais profundo?"
Ao que a médica respondeu:
"A médica aqui sou eu. Pode fazer o que eu estou falando, deixe-a em repouso e qualquer coisa você a trás de volta."
Isso foi às 13:00.
Ela foi levada pra casa, ainda com dores fortes na cabeça, tomou um banho e foi repousar, conforme a recomendação da profissional de medicina.
Às 17:00, mais ou menos, Alysson percebeu que sua mãe não estava bem, chamou o resgate. Vieram duas ambulâncias. Ela teve parada cardio-respiratória, conseguiram ressuscitá-la e a levaram na mesma UPA Norte, para que fosse estabilizada, onde um outro médico, INCRÉDULO COM O PRIMEIRO DIAGNÓSTICO, deu um novo parecer: AVC HEMORRÁGICO!!
Ela tinha que ser transferida imediatamente e ser submetida a uma cirurgia!
Não houve mais tempo.
Dona Terezinha repousa agora, para sempre!!!
Eu pergunto a vocês: Que medicina é essa? Que médica é essa que não sabe a diferença entre uma gripe e um AVC hemorrágico?
Que porcaria de atendimento é esse, que despreza uma vida dessa forma?
Eu, se fosse médico, NO MÍNIMO, erraria por excesso e a encaminharia imediatamente para uma tomografia. Podia não haver mais solução, podia não ser um caso grave, mas eu teria demonstrado meu compromisso com a minha profissão, meu compromisso com a vida, teria tido a chance de descartar, ou confirmar algo tão agressivo e não colocaria meu diploma em xeque como fez essa "médica"!
Que despreparo! Quanta incompetência! Que canalhice! Que maneira sórdida de se tratar um paciente!
Isso é uma vergonha. Temos que reagir a esse tipo de procedimento.
Eu abomino esses cursos mal feitos, essas monografias compradas, essas universidades-boate, onde tudo em que se pensa é festa festa festa, chopada chopada chopada!
Com raríssimas exceções, não se formam mais médicos como antigamente, vocacionados, apaixonados, determinados, amantes da vida e da profissão.
Ser médico, para muitos, virou apenas um predicado, para se estampar na rede social. Virou status e só isso!
Diante de toda essa barbárie, essa forma escrota de se tratarem as pessoas que precisam de auxílio médico, eu pergunto: Doutora, tem certeza que a senhora é a médica na UPA Norte?
Deixo aqui o meu protesto e meu repúdio a essa maneira abominável de se tratar um ser humano que, não fosse a soma da burrice, da preguiça, do despreparo e da incompetência, poderia muito bem ainda estar entre nós!!
QUE LIXO É A SAÚDE NESSE PAÍS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário