sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Às portas da igreja…


Eu sempre digo que um belo casamento nem sempre é o mais sofisticado, ou o mais cheio de pompa.
Com respeito à opinião dos demais profissionais de fotografia, eu considero que um belo casamento é aquele que, a despeito da correria natural e de algum estresse do dia, acontece sem atropelos, de forma ordenada, organizada e sem necessidade de improvisos.
Já vi casamentos suntuosos, sofisticados não saírem a contento, talvez por uma desproporção entre organização e tamanho do evento.
Assim como já vi casamentos modestos ocorrerem com uma leveza incrível. Percebo que, quanto mais detalhes, maior a necessidade de planejamento, ou o que era pra ser especial, diferente, inovador acaba se tornando um fiasco. Parece valer a máxima mais que atual: O menos é mais!
Tem gente que inventa tanta coisa, mas tanta coisa, mas tanta coisa que, no final, dá tudo errado!
Um dos vilões de um dia de casamento mal sucedido é o tal do atraso!
Atraso da noiva, da madrinha, da mãe, do músico, do padre, do pastor, enfim… Atraso só serve pra uma coisa: Estressar!
O atraso gera correria e impede que muitas coisas sejam feitas da maneira que foram planejadas, com mais riqueza e detalhes.
Quando a noiva, por exemplo, chega cedo à igreja, é possível fazer alguns registros ainda dentro do carro. Essas imagens, geralmente, tomam tempo. É preciso paciência, especialmente, porque há interferência de muitas pessoas nessa hora, a noiva quase não nos enxerga, não nos escuta. Um chama de cá, outro de lá, enfim… Na correria, pelo menos pra mim, não rola legal.
E eu me sinto frustrado muitas vezes, por não ter conseguido fazer uma imagem que eu queria, porque alguém abriu a porta do carro, porque o motorista não parou onde foi pedido, um puxou a noiva pelo braço, o outro a chamou para um selfie…
Algumas noivas ponderam que não tiveram uma foto desse ou daquele jeito, mas as circunstâncias em que uma ou outra imagem é feita podem ser muito diferentes, propícias ou não.
Portanto, resumindo, pra que tudo saia da melhor forma possível, acho que dois ingredientes são fundamentais: Calma e pontualidade (um pouquinho de antecipação, aliás, não é nada mal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário